Com forte presença no dia a dia tecnológico das pessoas, as soluções em computação em nuvem também estão ganhando espaço na administração municipal. A cidade de Nova Ramada está apostando no serviço com o GOVBR Nuvem.

A solução, que já está sendo utilizada em diversos municípios do Brasil e do Estado, permite o armazenamento de dados essenciais à gestão pública em servidores online, e diminui vulnerabilidades computacionais contra sequestros de dados e vírus.

Uma das vantagens do serviço em nuvem utilizados em Nova Ramada é a transferência dos dados do ambiente físico para o online em apenas um dia, dispensando a necessidade de treinamentos de pessoas ou troca de sistemas. “Levamos para a nuvem ferramentas da administração e do legislativo, como Administração de Receitas, Gestão de Pessoal, Compras, Licitações e Patrimônio, além da Contabilidade e Tesouraria. Essa migração moderniza a administração pública, reduzindo os gastos da cidade com estrutura de TI, equipamentos e espaço físico, por exemplo”, avalia Tiago Serpa, diretor de Tecnologia e Serviços da GOVBR, fornecedora da solução para o município.

Vantagens:

- A computação em nuvem mantém os dados protegidos de ataques cibernéticos e malwares. - O serviço oferecido pela GOVBR apresenta isolamento total, ou seja, não utiliza ambiente virtual compartilhado, assim, a prefeitura mantém autonomia e domínio total dos seus dados.

- O acesso intermitente aos dados, 24horas por dia e sete dias por semana, torna-se ainda mais fundamental neste momento de isolamento social.

“Com o sistema em nuvem, é possível simplificar e otimizar a gestão. Menos espaço para armazenamento e mais economia”, avalia Serpa.