COMUNICADO VACINAÇÃO COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Nova Ramada alerta a população sobre os cuidados para evitar a contaminação e proliferação da Covid-19, devido ao aumento significativo de casos ativos no município, recomendando o uso de máscara em ambientes fechados, a higienização das mãos, a utilização de álcool gel e a procurar a Unidade Básica de Saúde ao apresentar quaisquer sintomas gripais, além de evidenciar a importância da vacinação.

Até o momento já foram aplicadas para a população 2.156 doses para a primeira dose, 2039 pessoas com a segunda dose, Reforço 1.353 doses e 519 doses de reforço 2.

COMUNICADO VACINA COVID-19 CRIANÇAS DE 6 MESES A MENORES DE 5 ANOS

A Secretaria Municipal de Saúde informa para os pais das crianças com idade entre 06 meses e menores de 05 anos que queiram realizar a vacina contra a covid-19 que façam um pré cadastro junto a recepção da secretaria ou pelos telefones 99710721 ou 96126699.

COMUNICADO VACINAÇÃO DE REFORÇO DA COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Ramada comunica as pessoas que queiram realizar a vacina contra covid-19 de reforço 1, para população maior de 12 anos, com o segundo REFORÇO ou quarta dose, para pessoas com comorbidades, trabalhadores de saúde e pessoas com mais de 40 anos, devem realizar o pré-cadastro. Informamos ainda aquelas pessoas que realizaram a vacina de dose única do laboratório Janssen, está recomendado realizar o reforço, devendo ser respeitado o intervalo mínimo de 4 meses entre a última dose.

COMUNICADO VACINA INFLUENZA

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Ramada comunica que está vacinando a população em geral contra a influenza (gripe).

NOTA DEFESA CIVIL

A Defesa Civil de Nova Ramada vem a público comunicar a toda a população novaramadense que o município de Nova Ramada já Decertou Situação de emergência, em virtude da estiagem enfrentada. Sexta-feira (20/01) o Decreto foi homologado pelo Governo Estadual e, nos próximos dias, será reconhecido pelo Governo Federal. Devido aos fatores, salientamos a importância do uso racional da água potável, evitando o desperdício: lavar carros, calçadas e regar a grama com a água dos poços artesianos. Já estamos enfrentando a falta de água para o consumo humano em alguns pontos do Município, sendo realizado o abastecimento das caixas de água com o caminhão pipa. Desta forma, pedimos a compreensão e colaboração de todos!

MATÉRIAS

CAMPANHA DE DESCARTE DE LIXO ELETRÔNICO EM NOVA RAMADA

No dia 13 de janeiro (sexta-feira), foi realizada a campanha de descarte correto de lixo eletrônico no município de Nova Ramada, promovida pela EMATER/RS, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a empresa Atual Reciclagem. Houve uma boa mobilização por parte da comunidade, que contribuiu, levando os lixos eletrônicos no ponto estabelecido para o recolhimento dos materiais, descartando corretamente e de forma consciente os eletrônicos sem utilidade. Foram arrecadados, no total, 1.050 kg de “sucata eletrônica”.

O descarte inadequado dos materiais que compõem os lixos eletrônicos pode contribuir para a contaminação do solo e rios, chegando a contaminar os lençóis freáticos. Além do surgimento de inúmeras doenças, até mesmo câncer, devido à predominância de materiais pesados neles contidos, por isso a importância do descarte correto destes materiais eletrônicos.

A média de reciclagem de eletrônicos no mundo gira em torno de 17%, que é a meta brasileira para 2025. Já na Europa, onde a logística reversa já é uma realidade há mais de 30 anos, os índices de reciclagem dos eletrônicos são mais elevados, em torno de 42%. Estima-se que neste ano, serão geradas quase 60 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos no mundo, média de 7,8kg de lixo eletrônico por habitante.

A Prefeitura Municipal de Nova Ramada agradece a todos pelo sucesso da campanha e comunica que novas campanhas de recolhimento de lixo eletrônico serão realizadas no ano de 2023 e 2024. Os munícipes que, por ventura, perderam o prazo para levar os eletrônicos até o ponto de coleta ou que ao longo do ano acumularão mais lixo, armazenem em suas residências, para ser realizado o descarte correto no próximo recolhimento.

NAAB DE NOVA RAMADA REALIZA PEDÁGIO INFORMATIVO SOBRE O JANEIRO BRANCO

No último sábado (18/01) a equipe do Núcleo de Apoio à Atenção Básica - NAAB de Nova Ramada, esteve na vila do Barro Preto realizando o Pedágio Informativo, com atividades alusivas ao Janeiro Branco. A atividade realizada, tem o objetivo de informar e conscientizar as pessoas sobre o quão importante é o cuidado com a saúde mental. Na oportunidade, foram entregues folders informativos ressaltando a importância da atenção da sociedade para a reflexão sobre este tema tão importante.

No dia 25 de janeiro (quarta-feira), na parte da tarde, o pedágio informativo acontecerá no Centro Administrativo, junto a Unidade Básica de Saúde. Neste dia, serão abordados assuntos relacionados ao Janeiro Branco, através de rodas de conversa, pela equipe multiprofissional da saúde da UBS e, também, será compartilhado um delicioso lanche no local. Toda a comunidade está convidada a participar.

O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento. O seu objetivo é chamar a atenção da população, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos. A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.