INFORMATIVO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL DE NOVA RAMADA/RS

03/03/2023

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência social do Município de Nova Ramada, faz um alerta a toda população sobre os cuidados em relação ao mosquito da dengue.

A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Menor do que os mosquitos comuns, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.

Seguem algumas ações que a população deve tomar como rotina, pelo menos uma vez na semana:

- Verificar se a caixa de água está bem tampada;

- Deixar as lixeiras bem tampadas;

- Colocar areia nos pratos de plantas;

- Recolher e acondicionar o lixo do quintal;

- Limpar as calhas;

-Tratar água da piscina com cloro quando necessário a níveis indicados pelos fabricantes (em média 4 gramas para cada 1.000 litros de água) e a cobrir em períodos que não tiver a usando;

- Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;

- Limpar a bandeja externa da geladeira (antes do motor);

- Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;

- Limpar a bandeja coletora de água do ar condicionado;

- Cobrir bem a cisterna;

- Cobrir bem todos os reservatórios de água.

VACINAÇÃO:

COMUNICADO VACINAÇÃO COVID-19 - VACINA BIVALENTE

A Secretaria Municipal de saúde de Nova Ramada comunica aquelas pessoas com 60 anos ou mais, e imunocomprometidas a partir de 12 anos, que procurem a unidade básica de saúde parar receber a dose de reforço contra COVID-19 com a vacina bivalente.

A Secretaria agendou para o dia 07/03 terça-feira, e dia 09/03/2023 quinta feira, a partir das 08:00 horas, turno da MANHÃ para a vacinação deste grupo. Devendo ser respeitado o intervalo mínimo de 4 meses entre a última dose.

LEMBRANDO QUE DEVEM TRAZER CONSIGO CARTEIRA DE VACINAÇÃO.

Vale destacar que o programa de imunizações orienta QUE AS PESSOAS QUE RECEBEREM A DOSE DESTA VACINA, TERÃO O SEU ESQUEMA DE VACINAÇÃO ENCERRADO OU COMPLETO.

CAMPANHA VACINA BIVALENTE CONTRA COVID 19

GRUPO PRIORITÁRIO

FASE

PREVISÃO DE INICIO

PESSOAS COM 70 ANOS OU MAIS IMUNOCOMPROMETIDOS ACIMA 12 ANOS

1º FASE

27/02/2023

PESSSOAS DE 60 A 69 ANOS

2º FASE

06/03/2023

GESTANTES E PUERPERAS

3º FASE

20/03/2023

TRABALHADORES DE SAÚDE

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA A PARTIR 12 ANOS

4º FASE

17/04/2023

RESPEITAR O INTERVALO DE 4 MESES ENTRE A ÚLTIMA DOSE

COMUNICADO VACINA COVID-19   CRIANÇAS DE 5 a 11 ANOS

A Secretaria Municipal de Saúde informa para os pais das crianças de 05 a 11 anos que queiram realizar o reforço da vacina contra o covid 19 que façam um pré cadastro junto a recepção da secretaria ou pelos telefones 999710721 ou 996126699. Devendo ser respeitado o intervalo mínimo de 4 meses entre a última dose.

COMUNICADO VACINA COVID-19 CRIANÇAS DE 6 MESES a MENORES DE 5 ANOS

A Secretaria Municipal de Saúde informa para os pais das crianças de 06 meses a menores de 5 anos que queiram realizar a PRIMEIRA DOSE da vacina contra o covid 19 que façam um pré cadastro junto a recepção da secretaria ou pelos telefones n° 9 99710721 ou n° 9 96126699.

INFORME DE DOSES DE VACINAS APLICADAS CONTRA A COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde informa que até o momento já foram aplicadas para a população 2.166 doses para a primeira dose, 2042 pessoas com a segunda dose, Reforço 1, 1.366 doses e 528 doses de reforço 2 e do reforço da Bivalente 24 doses.

COMUNICADO 1:

Os telefones da Secretaria de Saúde 3338-1014 e 3338-1015 NÃO ESTÃO MAIS EM FUNCIONAMENTO.

Telefones para contato com a UBS no nº (55)9 99710721 (para agendamentos de consultas e informações) ou n° (55)9 96126699 e no caso de urgências fora do horário de atendimentos da UBS, entrar em contato com o Plantão pelo n° (55) 9 99785800.

COMUNICADO 2:

Devido ao covid-19 a secretaria de saúde orienta a população para o uso de máscara em lugares fechados e ao comparecer a unidade de saúde. Salienta também que quaisquer sintomas gripais, procurar a UBS para atendimento.

COMUNICADO 3:

Comunicamos que em virtude de planejar, organizar melhor o trabalho da secretaria. todas as quintas-feiras, das 13:00 às 14:00, acontecerá reunião técnica dos profissionais da unidade, os atendimentos retornarão a partir das 14:00 horas.

COMUNICADO 4:

No dia 07 de março, terça-feira, 14:00, a equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF), juntamente com o Núcleo de Apoio à Atenção Básica (NAAB) e Academia de Saúde estarão na comunidade do Barro Preto para ações em saúde com os moradores. Haverá discussão sobre saúde mental com o NAAB, discussão sobre nutrição, atividades em educação física, além de procedimentos com enfermagem e medicina. Convidamos a todos os moradores daquela comunidade a participar!

A SECRETARIA DE SAÚDE INFORMA SOBRE:

Quando devo procurar atendimento de emergência (PLANTÃO)em horários fora de atendimento na UBS:

*Parada cardiorrespiratória;

*Trabalho de parto;

*Traumatismo de Crânio;

*Traumatismos múltiplos ferimentos por arma de fogo ou branca;

*Picadas de animais peçonhentos;

*Suspeita de “derrame” ou AVC;

*Queimados;

*Crises aguda de pressão >18 ou =18;

*Cortes;

*Quedas com torções e/ou muita dor;

*Febre alta repentina;

*Cólicas renais;

*Convulsão;

*Dores no peito;

*Vômitos que não passam;

*Sangramentos abundantes;

*Outras situações que colocam a pessoa em risco eminente de vida.

Consultas como dor de cabeça, de leve a moderada intensidade; dor de garganta; diarreia; dor abdominal leve; dores na coluna de longa data; fraqueza; cuidados de doenças crônicas; consultas clinicas; pré-natal; teste do pezinho; curativos; retiradas de pontos; sondagens; aplicações de medicações; vacinas são de atribuição da Unidade Básica De Saúde, como também todas as condições acima, em horário de funcionamento, devem passar em consulta no Serviço.

Links Rápidos

Endereço: