No último dia 30 de janeiro, o Secretário de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Nova Ramada, Volnir Rubert e a Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro I, Adriane Rubert participaram da Reunião Gerencial do Instituto Alfa e Beto para alinhavar as ações do programa no ano de 2024.

Ensino estruturado e método fônico 

 O “ensino estruturado” é um conceito científico de eficácia comprovada.  Trata-se de uma estratégia que alinha a gestão e pedagogia de forma a fazer acontecer o ensino efetivo na sala de aula, para cada aluno.  Essa estratégia, adotada pelo Instituto Alfa e Beto, inclui um conjunto de ações e materiais desenvolvidos com rigor. Quando implementados de maneira adequada, levam a resultados excepcionais. 

O método fônico é comprovadamente a maneira mais eficaz de alfabetizar nos países que adotam o sistema alfabético de escrita. No Brasil ainda persiste uma resistência de educadores a respeito da eficácia do método e, com isso, o país deixa de avançar nessa área, comprometendo o sucesso educacional dos alunos. 

 

13 Municípios do RS se destacam na educação de suas crianças  

Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 13 vêm se destacando pelos resultados elevados em educação, principalmente no que diz respeito à alfabetização e aos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Esteio, Montauri, Caibaté, Tunas, Arroio do Tigre, Ibarama, Cristal, Mato Queimado, Nova Ramada, Três de Maio, Estação, Sapucaia do Sul e São Sepé são as cidades nas quais as crianças terminam o 1º ano com índices entre 75% e 100% de fluência em leitura e compreensão de textos. Essa aprendizagem acarreta também excelente desempenho em outras disciplinas, como Matemática e Ciências, por exemplo. 

No município de Montauri, 100% dos estudantes do 1º e 2º anos finalizaram o período letivo lendo fluentemente e interpretando textos com facilidade. Em Mato Queimado e Nova Ramada, 93,3% e 90,4% das crianças, respectivamente, concluíram a alfabetização com excelência.  

 

Qual o segredo desses 13 municípios? 

“Não há segredo. Todos têm ótima gestão de suas redes de ensino, com profissionais dedicados. Eles utilizam uma metodologia específica, que é método fônico e o ensino estruturado. O método fônico é o mais utilizado em todo o mundo cujas línguas utilizam o sistema alfabético de escrita “, explica Carla Cancelli, coordenadora do Instituto Alfa e Beto (IAB) nessas localidades do Rio Grande do Sul. 

O Instituto Alfa e Beto oferece uma série programas e materiais educacionais que são utilizados em redes públicas e privadas de todo o Brasil há mais de 20 anos. Além dessas cidades do Rio Grande do Sul, Sobral (CE), Coruripe (AL), Teresina (PI) e Bom Jesus (PI), entre outros, se destacam com seus resultados de parceria com o IAB.    

“Com base em testes padronizados regulares elaboramos diagnóstico dos alunos.  Aí entramos com um trabalho focado e perseguindo metas pré-estabelecidas. Os resultados são sempre analisados para que haja cada vez mais evolução. Existe um gerenciamento muito proativo”, afirma a coordenadora. 

Links Rápidos

Contato

Endereço:
Av. Gustavo König, nº 95, Centro, Nova Ramada/RS

Cep: 98758000

Fone: (55) 99975-7098

E-mail: gabinete@novaramada.rs.gov.br

Horário de funcionamento:
08h às 12h e 13h às 17h

FACEBOOK

Clima

Login