A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência social do Município de Nova Ramada juntamente com a Vigilância em Saúde, solicita encarecidamente que a população tenha cuidado redobrado com o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Por ser um período com temperaturas mais elevadas e com frequentes pancadas de chuva, o que aumenta a proliferação do mosquito. Como já possuímos 01 caso positivo de dengue em nosso município. Pedimos a colaboração dos moradores, para que olhem seu quintal e proximidades de sua residência, cuidado se a recipientes abertos que possam armazenar agua, mantendo caixas de agua fechadas com tampas adequadas, recolhendo entulhos, guardando garrafas de sempre de boca para baixo, enchendo de areia os pratos de vasos de plantas, não jogar lixos em terrenos baldios, limpar calhas, tratar água da piscina com cloro quando necessário a níveis indicados pelos fabricantes (em média 4 gramas para cada 1.000 litros de água) e a cobrir em períodos que não tiver a usando;

O combate à dengue se faz através da eliminação de criadouros, sendo assim a única maneira de evitar a proliferação da doença.

“Se cada um fizer um pouquinho, juntos faremos muito.”

_________________________________________________________________________

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 É RECOMENDADA QUE SEJA ANUAL OU SEMESTRAL PARA OS SEGUINTES GRUPOS PRIORITÁRIOS:

•           Pessoas de 60 anos ou mais;

•           Pessoas imunocomprometidas;

•           Gestantes e puérperas;

•           Trabalhadores da Saúde;

•           Pessoas com deficiência permanente;

•           Pessoas com comorbidades.

RESPEITAR O INTERVALO DE 6 MESES ENTRE A ÚLTIMA DOSE

COMUNICADO VACINA COVID-19 PASSA A FAZER PARTE DO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO DE CRIANÇAS 6 MESES A 4 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS – ESTARÃO NA ROTINA

A Secretaria Municipal de Saúde informa para os pais das crianças de 06 meses a menores de 5 anos que a partir de 1º de janeiro de 2024 segundo Nota Técnica n.º 118/2023- CGICI/DPNI/SVSA/MS as vacinas COVID-19 adquiridas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) farão parte do Calendário Nacional de Vacinação de crianças entre 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias para vacinação de rotina.

Prazo para alistamento militar – Nova Ramada

A Junta do Serviço Militar de Nova Ramada informa que o prazo de alistamento para os jovens que nasceram no ano de 2006, vai até o dia 30 de junho de 2024. O alistamento militar é realizado de forma online, rápida, segura e evitando aglomerações.

O alistamento pela internet ou pelo aplicativo no smartphone é obrigatório e quem não efetuar dentro do prazo estará sujeito a multa e não poderá tirar passaporte, matricular-se em instituições de ensino, inscrever-se em concursos públicos, entre outras coisas.

Os jovens do sexo masculino devem acessar o site www.alistamento.eb.mil.br e clicar na seção “Quero Me Alistar”. Posteriormente, informará o CPF e preencherá um formulário com dados pessoais. Além do site, é possível fazer o alistamento militar por meio do aplicativo “Exército Brasileiro”. Este está disponível para celulares Android e IOS (Iphone).

É simples e muito rápido o processo de alistamento no site ou Aplicativo do Exército Brasileiro. Pedimos para que os jovens façam o quanto antes.

Em caso de dúvidas, entrem em contato com a Junta de Serviço Militar, pelo telefone (55) 9 9975 - 7098

COMUNICADO 1:

Os telefones da Secretaria de Saúde 3338-1014 e 3338-1015 NÃO ESTÃO MAIS EM FUNCIONAMENTO.

Telefones para contato com a UBS no nº (55)9 99710721 (para agendamentos de consultas e informações) ou n° (55)9 96126699 e no caso de urgências fora do horário de atendimentos da UBS, entrar em contato com o Plantão pelo n° (55) 9 99785800.

COMUNICADO 2:

Comunicamos que em virtude de planejar, organizar melhor o trabalho da secretaria. todas as quintas-feiras, das 13:00 às 14:00, acontecerá reunião técnica dos profissionais da unidade, os atendimentos retornarão a partir das 14:00 horas.

COMUNICADO 3:

COMUNICADO 4:

Lembramos os pacientes que sempre devem trazer consigo a carteira de vacinação.

A vacinação contra a COVID-19 é recomendada que seja anual ou semestral para os seguintes grupos prioritários:

•           Pessoas de 60 anos ou mais;

•           Pessoas imunocomprometidas;

•           Gestantes e puérperas;

•           Trabalhadores da Saúde;

•           Pessoas com deficiência permanente;

•           Pessoas com comorbidades.

Deve ser sempre respeitado o intervalo de 6 meses entre a última dose.

A SECRETARIA DE SAÚDE INFORMA SOBRE:

Quando devo procurar atendimento de emergência (PLANTÃO) em horários fora de atendimento na UBS:

*Parada cardiorrespiratória;

*Trabalho de parto;

*Traumatismo de Crânio;

*Traumatismos múltiplos ferimentos por arma de fogo ou branca;

*Picadas de animais peçonhentos;

*Suspeita de “derrame” ou AVC;

*Queimados;

*Crises aguda de pressão >18 ou =18;

*Cortes;

*Quedas com torções e/ou muita dor;

*Febre alta repentina;

*Cólicas renais;

*Convulsão;

*Dores no peito;

*Vômitos que não passam;

*Sangramentos abundantes;

*Outras situações que colocam a pessoa em risco eminente de vida.

Consultas como dor de cabeça, de leve a moderada intensidade; dor de garganta; diarreia; dor abdominal leve; dores na coluna de longa data; fraqueza; cuidados de doenças crônicas; consultas clinicas; pré-natal; teste do pezinho; curativos; retiradas de pontos; sondagens; aplicações de medicações; vacinas são de atribuição da Unidade Básica De Saúde, como também todas as condições acima, em horário de funcionamento, devem passar em consulta no Serviço.